sábado, 29 de setembro de 2012

Semana de Letras 2011



Em Maio de 2011, o PIBID/Inglês esteve presente na IV Semana Acadêmica de Letras como um dos projetos integrante da Mesa Redonda intitulada: Vivências na escola básica: Projetos de Iniciação à Docência de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa. Os trabalhos iniciaram com uma breve descrição de cada projeto por meios de suas respectivas coordenadoras Rosely Xavier (PIBID/Inglês) e Mary Rizzatti (PIBID/Português) e, em seguida, houve a apresentação dos relatos dos alunos integrantes do PIBID, de ambas as línguas, pelas representantes do PIBID/Inglês Aline Boehs e Vanessa Melo e PIBID/Português Ailton Pereira Suziane Mossmann. As temáticas foram centradas nos trabalhos práticos realizados na escola parceira dos projetos em questão, nas dificuldades encontradas e no aprendizado favorecido aos alunos do PIBID na vivência que tiveram com o trabalho docente.
No que diz respeito à apresentação do PIBID/Inglês, as apresentações iniciaram com a fala da Profa. Dra. Rosely Xavier que descreveu o Projeto PIBID/Inglês, seus objetivos, as concepções teóricas subjacentes à formação inicial de professores dessa língua e a metodologia de trabalho prático na e para a escola. Em seguida, as bolsistas Aline Boehs e Vanessa Melo apresentaram um breve relato das atividades práticas realizadas pelos alunos do PIBID/Inglês dentro e fora da escola parceira, E.E.B. Getúlio Vargas. Algumas percepções sobre o ensino dessa língua na escola básica (ciclos I e II), bem como as dificuldades e a influência dos trabalhos práticos na formação inicial dos alunos PIBID/ Inglês.
A audiência foi atenciosa e muito participativa durante todo o evento. Alunos de licenciatura do Campus da UFSC, bem como os alunos vindos dos Campis externos, demostraram bastante interesse no projeto e reconheceram sua importância para os professores em formação. Muitas perguntas sobre a implementação e funcionamento do projeto foram feitas principalmente para as Coordenadoras. O número de participantes neste evento foi expressivo, o que demostrou o interesse dos Licenciando por recursos e projetos que venham aprimorar sua formação e consequentemente seu desempenho no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário