sábado, 29 de setembro de 2012

Discussões


As referências abaixo compreendem os textos que lemos e discutimos no grupo ao longo do projeto PIBID (2010 até o presente momento).

● BERKOWITZ, B.; NAGY, J. Conducting needs assessment surveys. In http://ctb.ku.edu/en/tablecontents/sub_section_main_1042.aspx
Este texto oferece uma noção do que é uma análise de necessidades e de como conduzi-la. Utilizamos este texto para elaborar um questionário e para conduzir a nossa análise de necessidades nas quatro turmas do 1o ano do ensino médio inovador.


● LITTLEJOHN, A. The analysis of language teaching materials: Inside the Trojan Horse. In:   TOMLINSON, B. Materials development in language teaching, 1998, p.190-216
Este texto analisa alguns aspectos a serem considerados na avaliação de um livro didático. Relaciona esse recurso pedagógico com o seu contexto de uso. A leitura deste texto contribuiu para uma análise, ainda que superficial, do livro didático que a professora de inglês utiliza na escola parceira do PIBID.


● MAIA, A. M B.; RABELLO, E. C. C; CERVO, I. Z. S.; SANTOS, L. M. M.; PANS, M. I. B. M.. Análise comparativa/ contrastiva das abordagens gramatical e comunicativa. Revista Desempenho, n.1, 2002, p. 31-46.
Este texto nos ajudou a esclarecer a noção de abordagem estrutural e comunicativa no ensino de língua estrangeira. Foi importante para a nossa análise de abordagem da professora de inglês da escola parceira e para a reflexão sobre a nossa forma de ensinar e planejar.  


● MARTINS DOS SANTOS, L. M. Análise de abordagem de ensino em uma sala de aula de língua inglesa. Revista Desempenho, n.1, 2002, p.57-67.
● RABELLO, E. C. C. Análise da abordagem de um professor em sua prática de ensino. Revista Desempenho, n.1, 2002, p.47-56.
Estes dois textos mostram uma análise de abordagem do professor de inglês. Foram úteis para a nossa análise de abordagem do professor da escola parceira e de professores de inglês dos anos iniciais.


● NUNAN, D. Task components. In: _____ Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: CUP, 1989, p.47-78.
Este texto aborda os elementos necessários para a elaboração de uma atividade de aprendizagem. Forneceu subsídios para a elaboração de nossas próprias atividades.


● SCARAMUCCI, M. V., COSTA, L. P. ; ROCHA, C. H. A avaliação no ensino-aprendizagem de línguas para crianças: Conceitos e práticas. In: ROCHA, C. H. e BASSO, E. A. Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. São Carlos: Editora Claraluz Ltda, 2008, p.85-112.
Este texto discute o processo de avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para alunos do Ensino Fundamental I. As autoras também descreverem as condições ideais para a aprendizagem de línguas na infância e sinalizam alguns objetivos de ensino e aprendizagem. Ajudou bastante na definição do quê ensinar e de como avaliar em contexto de aprendizagem de inglês para crianças.

● TOMLINSON, B. Principles of effective materials development. In: HARWOOD, N. (Ed.) English language teaching materials: theory and practice. Cambridge: CUP, 2010, p.81-108.
Neste texto, o autor discute alguns princípios de aquisição de língua estrangeira / segunda língua e tenta relacioná-los à produção de materiais de ensino. Foi bastante útil na elaboração de atividades para os alunos e para o planejamento de ações pedagógicas.   
● WILLIS, J. R. Perspectives on task-based instruction: understanding our practices, acknowledging different practitioners. In: WILLIS, J. R.; LEAVER, B. L. (Eds) Task-based instruction in foreign language education. Washington, D. C.: Georgetown University Press. 2004, p.3-44.
Este texto buscou nos ajudar a entender o conceito de tarefa e conhecer alguns tipos de atividades voltadas para o significado/ sentido. Tem sido referência na discussão teórica das atividades que elaboramos.

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